top of page
CAPA HM VALENDO 301.jpg
RESERVE O SEU INGRESSO GRATUITO
Dias 04 e 05/04 às 19h - Galeria Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico

Pronto, você já está em nossa lista de convidados. Nos vemos lá :) - Galeria Olido - Sala Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico. Aproveite para visitar o nosso site clicando aqui.

Entre mais de 250 projetos, Hotel Mariana foi contemplado pelo ProAC Edital de Obras Inéditas e estreou em 2017. O espetáculo cumpriu 4 temporadas e dezenas de turnês. Todas as apresentações tiveram seus ingressos esgotados, conquistando um público de mais de 30 mil expectadores, excelentes críticas e indicação ao Prêmio Shell na categoria autor, para Munir Kanaan e Herbert Bianchi.

Sobre

O espetáculo documentário Hotel Mariana foi criado a partir de relatos de sobreviventes da tragédia de Mariana (MG), que ocorreu em novembro de 2015, e foram coletados por Munir Kanaan, idealizador e pesquisador do projeto, uma semana após o desastre. Com direção de Herbert Bianchi e dramaturgia de Munir Kanaan e Herbert Bianchi, o espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell - 2017 na categoria autor. A peça usa a técnica verbatim e tem em cena atores que usam fones de ouvido e reproduzem instantaneamente os relatos reais que estão ouvindo.

Sinopse

Eram quase três e meia da tarde de 5 de novembro de 2015, um dia quente, como de costume no vale do Rio Doce, quando a barragem de rejeitos de minérios de Fundão, em Mariana-MG, com cerca de 55 bilhões de litros de lama espessa, rompeu-se sobre os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Depoimentos perturbadores e surpreendentes são colocados no palco e evidenciam a simplicidade de pessoas que perderam tudo ou quase tudo o que tinham. Da criança do grupo escolar ao velho da folia de reis, do ativista de direitos humanos à aposentada que escreve poemas, somos convidados a escutar os sobreviventes que, com suas histórias, traçam um panorama político, histórico e cultural do nosso país.

Ficha técnica

Idealização e pesquisa: Munir Kanaan

Direção: Herbert Bianchi 

Dramaturgia: Munir Kanaan e Herbert Bianchi

Designer de luz: Rodrigo Caetano 

Operador de Luz: Ricardo Bretones

Cenário: Marcelo Maffei

Figurinos: Bia Piaretti e Carol Ross 

Direção de produção: Munir Kanaan

Realização: Gengibre Multimídia

Elenco

Angela Barros

Anna Toledo

Bruno Feldman

Clarissa Drebtchinsky

Fani Feldman

Gabi Potye

Isabel Setti

Janette Santiago

Letícia Sobral

Lucy Ramos

Marcelo Zorzeto

Munir Kanaan

Rita Batata

Rodrigo Caetano

Paulo Bio Toledo, Folha de S. Paulo.

Em um tempo no qual a tendência do teatro brasileiro é o mergulho na própria subjetividade como se fosse a única expressão autêntica possível, é marcante em Hotel Mariana o interesse pelo outro.

Liliane Rebelo, British Council

Uma das mais potentes produções de teatro dos últimos tempos. Uma obra tão humilde quanto potente. Tão singela quanto urgente!

José Luiz Vieira, Bravo!

Mais do que um espetáculo de teatro, uma proposta inequívoca de reinvenção da ética humanista.

Aplauso Brasil

A possibilidade de tornar o real poético.

José Cetra Filho, Palco Paulistano

Só pelo tema tratado a peça causaria emoção e indignação, mesmo que não fosse boa, mas se trata de uma das melhores montagens de 2017.

Miguel Arcanjo Prado, UOL

Brumadinho, com seu terrível rastro de lama, destruição e centenas de mortes ainda não contabilizadas, deixa a peça ‘Hotel Mariana’ ainda mais tocante e necessária.

Marici Salomão, dramaturga e crítica teatral

Das peças mais importantes que vi no teatro nos últimos anos.

Tarcísio Lara Puiati, dramaturgo

Estão falando de Mariana cheios de som e fúria!

Na mídia

Assista a reportagem de Hotel Mariana na Globo News.

globo news_edited_edited_edited.png
Hotel-Mariana-Cartaz.jpg
bottom of page